Strawberries ‘n’ Cream Cake Roll | Rolo c/ Creme&Morangos

posted in: Cakes | 4
Share on Google+Buffer this pageShare on YummlyShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someonePrint this page
Rolo com Creme de Morangos – Massa pão de ló de baunilha fofa e leve recheada com um maravilhoso e aromático creme de morangos. Esta combinação tem o equilíbrio perfeito do doce e azedo, fofo e cremoso, doce e frutado. É delicioso com uma caneca de café forte num típico dia solarengo de céu bem azul de Primavera.

 

Strawberries ‘n’ Cream Cake Roll - So rich and good! - via kikalicious.com - #RollCake #Strawberry #Creamcheese-8

Olá!


Conhecem a Sally do blog Sallys’s Baking Addiction?

Tenho vindo a seguir o trabalho da Sally faz algum tempo, e gosto muito das receitas lindas e doces (claro!) que por lá podemos encontrar =). Este Rolo de Creme de Morangos é do Desafio de Pastelaria de Maio (em inglês). Gostei tanto da ideia que decidi que teria de a partilhar aqui no Kikalicious =).

Strawberries ‘n’ Cream Cake Roll - So rich and good! - via kikalicious.com - #RollCake #Strawberry #Creamcheese-8

Já alguma vez experimentou fazer um rolo? Se não, este é uma escolha segura, não parte nem rasga ao enrolar. E, se não se sente seguro ou quer saber mais sobre a receita vá ao post da Sally e lá irá encontrar um guia passo a passo de como fazer este rolo.

Strawberries ‘n’ Cream Cake Roll - So rich and good! - via kikalicious.com - #RollCake #Strawberry #Creamcheese-8

Vamos lá à receita.

Eu usei a mesma receita da Sally para o rolo, mas adaptei a receita do creme ao meu gosto.

Receita
5.0 from 1 reviews
Rolo com Creme de Morangos
 
Rolo com Creme de Morangos - Massa pão-de-ló de baunilha fofa e leve recheada com um maravilhoso e aromático creme de morangos.
Author:
Recipe type: Sobremesa
Serves: 8-10
Ingredients
Rolo
  • 110 g de farinha para bolos com fermento
  • 1 clhr chá de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 4 ovos L, separados e à temperatura ambiente
  • 150 g açúcar
  • 30 ml "buttermilk" / soro de manteiga (ou 30 ml leite gordo e 2 g de sumo de limão)
  • 2 clhr chá de extrato puro de baunilha
  • açúcar para desenformar
  • manteiga e papel vegetal para a forma
Creme de Morangos
  • 40 g de morangos desidratados
  • 200 g de queijo creme
  • 2 clhr sopa de açúcar em pó
  • 2 clhr copa de crème fraîche
  • 1 clhr chá de extrato puro de baunilha
  • 1 pitada de sal
Instructions
  1. Pré aqueça o forno a 175 ºC. Unte uma forma de 39 x 26 x 2 cm com manteiga ou spray (eu usei margarina liquida). Cubra o fundo da forma com uma folha de papel vegetal para que o bolo saia facilmente da forma. Pincele o papel com manteiga ou spray.
  2. Numa taça pequena peneire a farinha, o fermento e o sal.
  3. Bata as claras em castelo com ¼ do açúcar noutra taça.
  4. Numa taça média, a velocidade elevada, bata as gemas com o restante açúcar até obter uma mistura leve, fofa e esbranquiçada. Reduza a velocidade, adicione a baunilha e o buttermilk e volte a aumentar até ficar homogéneo.
  5. Adicione uma parte das claras ao preparado das gemas e misture. Adicione uma parte da mistura da farinha, mexa. Por fim, adicione as restantes claras e envolva com cuidado. Não mexa demais.
  6. Verta a massa para a forma e uniformize. Abane para nivelar e verifique os cantos da forma.
  7. Leve ao forno por 12 minutos, até ficar dourado e o palito sair limpo.
  8. Abra um pano de cozinha na bancada e polvilhe com açúcar. Assim que o bolo sair do forno, solte-o a toda a volta e vire-o sobre o pano. Retire o papel vegetal e enrole-o a partir do lado mais estreito, com a toalha para que o rolo não se cole a si mesmo. Faça-o devagar e gentilmente, para não o quebrar.
  9. Deixe o bolo enrolado enquanto arrefece completamente, pode deixá-lo à temperatura ambiente, no entanto, na zona mais fria do frigorifico demorará apenas 1 hora.
  10. Se o colocar no frio, quando estiver pronto retire-o do frigorifico e deixe-o repousar uns minutos antes de o desenrolar.
  11. Enquanto o bolo arrefece prepare o recheio. Bata o queijo creme durante 1 minuto a velocidade alta, adicione a baunilha, o sal, o açúcar e o crème fraîche e bata até uniformizar a velocidade alta. Reduza os morangos a pó num triturador. Envolva o pó de morango no creme de queijo e coloque no frio.
  12. Com cuidado, desenrole o bolo e endireite-o para que possa espalhar o recheio uniformemente. Deixe, nas bordas a toda a volta, meio polegar sem recheio.
  13. Com cuidado e sem o pano volte a enrolar o bolo, tendo atenção para que não fiquem espaços vazios. Volte a colocar no frio até servir.
  14. Antes de servir polvilhe com açúcar em pó e corte as extremidades com faca de serra e com cuidado para não achatar nem desfazer o bolo. Se desejar, sirva com morangos frescos.
Notes
- Pode deixar o bolo enrolado no pano até 1 dia no frigorífico e termina-lo antes de servir. O Rolo pronto pode ser congelado até 2 meses. Para descongelar, deixe-o no frigorífico um dia antes de servir.

- Se não tiver farinha para bolos pode fazer uma versão DIY em casa. Pese 120 g de farinha sem fermento tipo 65, retire 2 colheres de sopa e acrescente 2 colheres de sopa de amido de milho (maizena). E desta farinha retire os 110 g necessários para esta receita.
 

Strawberries ‘n’ Cream Cake Roll - So rich and good! - via kikalicious.com - #RollCake #Strawberry #Creamcheese-8

O fim-de-semana já está à porta e esta é uma boa receita para um lanche doce.

Para mais receitas primaveris veja o Eton Mess de Morango do post anterior.

Experimentou esta receita? Achou-a fácil? Gostaria de alterar o sabor do recheio? Partilhe comigo a sua experiência e deixe o seu comentário.

Bom fim-de-semana!

 

Be kind,

Kika

Share on Google+Buffer this pageShare on YummlyShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

4 Responses

  1. Looks so nice! Please keep up the good work! =)

  2. Carolina

    Hello,
    Wouldn’t be great with the cream flavour being made of lemon and mint?
    Great pictures <3

Leave a Reply

Rate this recipe: